domingo, 17 de maio de 2009

Classificados Poéticos – Para todo dia!




“Menina apaixonada oferece um coração cheio de vento, onde quem quiser pode soprar três sementes de sonho. O coração da menina ilumina as noites escuras como se fosse um farol. É um coração como todos os outros: às vezes diz sim, às vezes diz não... E tem sempre uma enorme fome de sol.”


O livro ilustrado por Paula Saldanha, aparentemente dedicado ao público juvenil, é de uma complexidade muito grande. Escrito em forma de tradicional anúncio de uma página de jornal, os poemas falam alto aos nossos sentimentos utilizando palavras como: alugo, troco, ofereço... O texto significativo e estilístico de Roseana Murray revela versos carregados de sentimentos e de vontade mudar alguma coisa... Como quando sentimos a necessidade de adquirir um móvel novo ou objeto qualquer. “... Preciso guardar minhas lembranças... O anel que tu me deste, o amor que tu me tinhas e as histórias que eu vivi...” Vontade, também, de desfazer de algum hábito antigo. “Colecionador de cheiros troca um cheiro de cidade por um cheiro de neblina...”
De forma lúdica, a escritora consegue fazer com que o leitor reflita sobre temas urgentes que permeiam nosso cotidiano, como a necessidade do diálogo entre as nações. “... Menino que mora num planeta azul feito a cauda de um cometa quer se corresponder com alguém de outra galáxia. Neste planeta onde o menino mora as coisas não vão tão bem assim: o azul está ficando desbotado e os homens brincam de guerra...”
Uma belíssima e atual redação, que evidencia romantismo, mas que não esconde o desencanto com a destruição do meio ambiente e problemas urbanos, como o engarrafamento... “Troco um fusca branco por um cavalo de vento, um cavalo mais veloz que o pensamento...”
Apresenta, ainda, esperança no ser humano. “... O habitante de outra galáxia aceita trocar selos e figurinhas e pede ao menino que encha os bolsos de esperança... que a doença do planeta azul ainda tem solução.”
Bem fininho e de leitura fácil, mas de conteúdo gigante... Ao final, ficamos nós, com a sensação de que a vida é mesmo muito simples e que precisamos de muito pouco para sermos felizes: “... Tem quartos de todas as cores que aumentam ou diminuem de acordo com o seu tamanho e na garagem há vagas para todos os seus sonhos.”
E somos tomados por um desejo enorme de fazer tudo diferente: “... Mas que seja mais do que palavra, mais do que promessa: seja como a chuva que sacia a sede da terra.”
Desde que conheci, passou a ser o meu livro de cabeceira. Há que se despir de todo egoísmo e ter muita sensibilidade para compreender toda a beleza e poesia desse livro...




Nenhum comentário:

Postar um comentário