domingo, 31 de maio de 2009

Muito Longe de Casa - Para conhecer a violência da guerra civil em Serra Leoa



Brutal, cruel, mas extremamente tocante a narrativa do livro que relata as experiências de Ishmael Beah, um menino de 12 anos que se vê, de repente, perdido da família e lutando para sobreviver com alguns amigos, em meio aos conflitos civis em Serra Leoa. A perda da família e a fuga pelas densas florestas do interior de Serra Leoa fazem-no sentir-se extremamente sozinho no mundo, apesar dos amigos que fogem com ele. No entanto, os constantes combates dos quais participa, ao se tornar um menino-soldado, matando, degolando, queimando vivos civis, homens, mulheres e crianças que, como ele, não tinham culpa de estar no meio de uma guerra, fazem de Ishmael uma máquina de matar, admirado pelo seu tenente e por todos os outros meninos do Pelotão.
Ao se tornar um soldado, procura se desvencilhar de todos os princípios éticos e bons sentimentos que possam impedi-lo de matar, roubar e praticar as piores crueldades. E para não pensar sobre o que faz, as drogas tornam-se companheiras constantes, responsáveis por empurrar para o fundo do cérebro sensações que ele não quer ter, lembranças que se recusam a abandoná-lo...
Mesmo depois de ser retirado pela UNICEF da zona de guerra, os fantasmas da guerra ainda perseguem Ishmael nas noites de insônia e pesadelos em que rebeldes matam-no por diversas vezes. Mas o menino se recusa a morrer...
É preciso viver para relatar ao mundo a crueldade da guerra que recruta crianças como soldados, roubando delas a infância, a família e os sonhos.
Um livro para ser lido por toda a geração atual que acredita na resolução dos conflitos pelo diálogo... Leitura necessária para a geração dos shoppings e dos cartões de crédito, que acreditam na solução dos problemas através do consumo desmedido. Leitura obrigatória para a geração do “É MEU, EU QUERO, AGORA” pois é preciso compreender que as fronteiras do mundo se estendem além do próprio umbigo. Por fim, é uma leitura imprescindível para estudantes e curiosos que querem entender as conseqüências do imperialismo europeu na África, vivido e relatado pelo lado mais fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário